Projeto Cultura no Ônibus no DF propõe incentivar a leitura

A Viação Piracicabana apoia o projeto desde 2015, e colocou estantes para os livros em toda sua frota, um total de 525 ônibus que circulam pelo DF

O ‘Cultura no Ônibus’, projeto cujo principal objetivo visa incentivar a leitura, a escrita e o entendimento de forma acessível e gratuita, começou em 2003 com apenas um livro.

Antônio, cobrador da Viação Piracicabana na época e que iniciou o projeto, emprestava livros aos seus passageiros. Mais tarde, Antônio colocou livros em uma caixa de sapato ao lado da roleta, e hoje, passados já 14 anos, o projeto se espalhou por todo o Distrito Federal e outros três estados do Brasil.

A Viação Piracicabana apoia o projeto desde 2015, e colocou estantes para os livros em toda sua frota, um total de 525 ônibus que circulam pelo DF.

Além disso, o Cultura no Ônibus se expandiu para Mogi das Cruzes (SP), através da empresa Princesa Mogi; para Petrópolis (RJ), pela Turb Petrópolis; Praia Grande (SP), pela Piracicabana Praia Grande; São José dos Campos (SP), pela Expresso Maringá do Vale e para Uberaba (MG) pela Piracicabana Uberaba.

Antônio do Livro – como ficou conhecido por conta da iniciativa – nasceu no Maranhão e chegou ao Distrito Federal no ano de 1993. Hoje, trabalha na Piracicabana como coordenador do projeto ‘Cultura no Ônibus’.

Ele convive diariamente com pessoas humildes, estudantes em busca de seus sonhos, crianças, adolescentes e adultos que muitas vezes percorrem grandes distâncias para estudar, trabalhar, passear, permanecendo muito tempo dentro do ônibus, sem opção alguma de lazer ou entretenimento.

“Com o projeto, o passageiro tem a opção de ler durante a viagem, de levar emprestado ou indicar o livro à outra pessoa”, afirma Antônio.

O PROJETO NO DF

Além de estar presente dentro dos coletivos, o projeto possui diversos pontos de coleta espalhados para que doações da população, o que torna possível o abastecimento diário das estantes.

Os pontos ficam na Universidade Católica de Brasília; Universidade Paulista (UNIP), na Asa Sul; UPIS, na Asa Sul; Ministério da Justiça – Palácio da Justiça; Biblioteca Monteiro Lobato, em Planaltina; Anexo do Palácio do Buriti; UnB em Brasília e Planaltina; Faculdade Teológica Batista de Brasília; Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa, em Sobradinho; Biblioteca Pública de Sobradinho; Faculdade Projeção de Sobradinho; IFB de Planaltina; Biblioteca Pública de Planaltina; Faculdade Projeção Sobradinho; Biblioteca Escolar e Comunitária da 108/308 Sul; Biblioteca Pública do Cruzeiro e Colégio La Salle, em  Sobradinho.

O ‘Cultura no Ônibus’ também possui parceiros que fazem grandes doações, como a Biblioteca Barca das Letras, Colégio Leonardo da Vinci, Faculdade UniCesumar e outros.

ACERVO

Mais de 30 mil livros já passaram pelo projeto, todos recebidos por meio de doação. Por fim, mas não menos importante: a Viação Piracicabana montou um ônibus especial chamado ‘Biblioteca Itinerante’, que leva livros gratuitos por todo DF. Nesses eventos, a empresa promove a contação de estórias para crianças.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

(com informações fornecidas por Roberto Sganzerla)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *