Prefeitura de capital paraibana prorroga suspensão do transporte público até 31 de maio

O prefeito da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, Luciano Cartaxo, prorrogou novamente até 31 de maio a suspensão da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal.

O novo Decreto publicado em 18 de maio de 2020, “estabelece prorrogação de prazo de vigência de medidas temporárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, vetor da COVID-19”.

No caso do transporte público, as empresas de ônibus deverão permanecer disponibilizando nove linhas, com funcionamento nos seguintes horários: das 05:30 h às 08:30 h e das 17:00h às 20:00 h, “exclusivamente para o transporte dos trabalhadores dos serviços de saúde da rede pública e privada”.

Recentemente, o prefeito Luciano Cartaxo fez um acordo com as empresas concessionárias do transporte municipal, com o objetivo de assegurar a manutenção dos empregos dos 2.200 funcionários. O acordo com o Sintur-JP (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa) envolve a compra de créditos de passagens de ônibus que serão utilizados por servidores públicos, para passe-livre e por outros segmentos sociais.

A antecipação dos créditos será compensada, gradualmente, quando houver o retorno do serviço, conforme informado pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Também foi prorrogado o fechamento do acesso às praias ao calçadão das avenidas da orla e aos parques municipais. Com o decreto, fica vedado o acesso a todas as praias de João Pessoa, ao calçadão da orla, ao Parque da Lagoa e ao Parque Parahyba, locais, que segundo o decreto, são de habitual concentração de pessoas, mesmo com os alertas emitidos pelas autoridades sanitárias.

Além do fechamento das praias e parques, a prefeitura decreta que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP) vai disciplinar e proibir o estacionamento nas avenidas Cabo Branco, Almirante Tamandaré, João Maurício e Arthur Monteiro de Paiva, localizadas nos bairros de Cabo branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, respectivamente, bem como das ruas próximas aos parques da capital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *