ÔNIBUS 100% ELÉTRICO em Joinville

Onibus.jpgUm ônibus 100% elétrico está em fase de testes, durante 45 dias, em Joinville. O veículo operará nas linhas 0700 Sul/Centro e 0200 Norte/Sul a partir das 5h49 de amanhã (com saída do terminal Norte). Na manhã de ontem, o coletivo fez um breve percurso pelas ruas Orestes Guimarães, Itaiópolis e avenida Beira-rio após apresentação no interior do Expocentro Edmundo Doubrawa.

Participaram da solenidade o prefeito Udo Döhler, a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ippuj), a diretoria e funcionários das concessionárias Gidion e Transtusa, um representante da empresa chinesa Build Your Dream Company (BYD) e a imprensa. Os testes fazem parte de uma parceria da prefeitura com as empresas de transporte e a fabricante do veículo.

O veículo é silencioso e confortável. Tem portas de entrada e saída, ar-condicionado e capacidade para 80 passageiros (22 sentados e 58 em pé) e piso baixo, ideal para cadeirantes, além de não emitir poluentes e ter baixo nível de ruído. O custo operacional do ônibus elétrico pode ser até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel. As baterias são de fosfato de ferro, ficam no teto do veículo e sobre as caixas de roda, com autonomia para rodar 250 km por carga. Isso permite realizar 30 viagens por dia. A bateria deve ser carregada entre quatro e cinco horas, consumindo 324 kWh.

No Brasil, o ônibus já circulou por Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba, também para testes. A comercialização deve ter início em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *