Falta de planejamento e de investimentos em infraestrutura prejudica mobilidade urbana em Campina Grande

passeio-01  Na manhã de sábado (8) de novembro, o CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região Metropolitana promoveu mais um passeio de reconhecimento da operação do transporte público da cidade, com a participação de representantes da sociedade civil, imprensa, Prefeitura e Câmara Municipal. Desta vez, a atividade se deu na linha verde que tem um percurso de 79,5km. A rota escolhida foi a 303/333 que corta a cidade de leste a oeste.

A exemplo dos passeios anteriores o que se observou no percurso da rota 303/333 foi que o serviço de transporte público urbano enfrenta uma série de dificuldades impostas pela falta de infraestrutura, como ruas estreitas e com pavimentação precária ou inexistente, condições mínimas necessárias para uma operação adequada e eficiente.

Os membros do CTMU também puderam identificar a falta de abrigos para passageiros, intervenções no leito das ruas que provocam o desvio da rota, gerando o aumento da referida rota em 5k, prejudicando a frequência. Ao longo do passeio se viu muitos estacionamentos irregulares em áreas que prejudicam o trânsito e a velocidade operacional do ônibus.

passeio-04No bairro de José Pinheiro foram encontradas diversas irregularidades na ocupação do espaço público. As calçadas e ruas foram invadidas por vendedores “ambulantes” que impedem o acesso dos pedestres e dificultam a fluidez do transito. Um verdadeiro “mercado persa” tomou conta da Rua Campos Sales. As lojas usam as calçadas expondo mercadorias ou com placas de publicidades. Comerciantes informais também montam suas bancas de frutas e verduras em cima das calçadas. Até uma feira de peixe acontece no meio da rua. O trânsito na Rua Campos Sales é caótico e os estacionamentos funcionam sem fiscalização.

Para o coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino, a população reclama da qualidade do transporte coletivo, mas não compreende que os problemas do setor são consequências da logística urbana. Segundo ele, a cidade cresceu sem oferecer estrutura aos cidadãos e o serviço de transporte público deve ser entendido a partir desse contexto. “Anualmente, a cidade ganha novos bairros e conjuntos habitacionais populares adensando áreas sem uma melhor estrutura urbana, distante do núcleo central do município, onde está a maioria dos empregos e dos serviços médico e de saúde, onerando o custo do transporte público, forçando o trabalhador a se deslocar através de longas distâncias,”.

passeio-03Entende Anchieta Bernardino que, mais do que melhorar o serviço prestado, é preciso democratizar os espaços da cidade, ampliando a mobilidade e descentralizando os investimentos em infraestrutura, que atualmente se encontram presentes majoritariamente nos espaços nobres e centrais de Campina Grande. “Precisamos pensar numa cidade mais compacta, com conexões e adensada em torno do núcleo urbano”, defendeu Anchieta acrescentando que esses problemas não são exclusivos do nosso município. “Esse é um problema da maioria das médias e grandes cidades do país”.

O Coordenador do CTMU informou que todo o trajeto do passeio foi documentado por fotos e imagens de vídeo e que esse farto material será analisado no próximo encontro do Comitê no dia 24 deste mês no escritório regional do SEBRAE em nossa cidade. Todas essas informações servem, também, para compor o Plano de Mobilidade Urbana.

Todos os participantes do passeio foram unânimes em reconhecer que as dificuldades do transporte público coletivo estão relacionadas a falta de planejamento o que leva a ausência de infraestrutura nas vias de acesso, além dos congestionamentos que deixam o ônibus preso no trânsito. A implantação da faixa seletiva foi entendida como solução urgente para contribuir na fluidez do transporte coletivo no centro e nos principais corredores da cidade.

Fashion Tips for Boots
miranda lambert weight loss handle Jacquard Nylon Shopping Tote

hell young woman vol
quick weight lossHow Does Being a Fashion Designer Involve Math
Five steps for better hair care
free gay porn or at least a princess

BOGO crops and more at Lane Bryant
cartoon porn Thanks to the fashion influence of Miami Vice

Dressing for the Transitional Season
gay porn Fashion critic Vernon wrote in the Observer

Vivienne Westwood Gold Label Spring
how to lose weight fast Do You Really Want An Expensive Designer Handbag

The Mask of DR STRANGE
quick weight loss For the floor

Why is Shopping at Boutiques Online Better than Visiting Boutique Stores
snooki weight loss kurt wants a resort

About the Fashion Styles in the 1980s
miranda lambert weight loss I did not notice too many alignment problems

The 6 Weirdest Things That Statistically Lower Crime
weight loss tips know that this is a customized piece to fit the owner perfectly