Campanha pela gentileza no transporte coletivo

01

Muito legal e oportuna a campanha Boas atitudes são coletivas, que começa a circular esta semana, e que sugere a prática de pequenas gentilezas no uso diário dos ônibus urbanos da Capital. Estamos precisando disso urgentemente. A iniciativa é do próprio Consórcio Fênix, que detém a concessão da prestação e exploração do serviço de transporte coletivo de passageiros de Florianópolis. Contará, nesta fase inicial, com cartazes instalados nos terminais de integração da cidade e busdoors (painéis) aplicados nos ônibus que fazem as linhas municipais.São duas propostas diferentes, dentro da mesma estratégia.

Algumas peças da campanha visam incentivar o cidadão a usar o transporte coletivo, como forma de melhorar a mobilidade urbana. A outra proposta da campanha é lembrar ao usuário a importância das boas práticas dentro do coletivo. Ceder a vez no embarque e desembarque; não usar os assentos preferenciais se não tiver direito; ceder o lugar para idosos, gestantes e pessoas com deficiência; oferecer-se para segurar objetos de quem estiver em pé; sinalizar com antecedência quando você estiver no ponto de parada (para que o motorista possa frear com segurança) e informar pela campainha que pretende descer no próximo ponto em tempo hábil são algumas das ações que não custam nada e podem tornar muito mais agradável a viagem de todos.

Também faz parte da campanha o pedido para que o passageiro leve moedas para pagar a tarifa ou trocar nas catracas e bilheterias. As boas atitudes também lembram que crianças menores de cinco anos não pagam pelo uso do ônibus, mas devem permanecer no colo do responsável. Reforçam ainda a necessidade de usar fone de ouvido para ouvir música no coletivo e, mesmo assim, numa altura que não seja ouvida pelos outros usuários.

Agora tem também o outro lado: É difícil de manter a gentileza quando 10 ou 15 pessoas ficam apinhadas no ponto de ônibus esperando o coletivo, que já chega ao local superlotado. Ou, então, quando o motorista não para no ponto, ou tem tanta pressa que não espera uma senhora idosa se acomodar no assento para depois arrancar o coletivo. Em boa hora o Consórcio Fênix divulga que está, também,realizando treinamentos com os seus colaboradores. Ótimo. Gentileza é mais do que necessário, para todo mundo e em qualquer lugar

Fonte: https://goo.gl/inbSGX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *