Aplicativo de caronas BlaBlaCar e empresas de ônibus firmam parceria

Conhecida mundialmente pelo serviço de aplicativo de carona, a BlaBlaCar passa agora a ser uma opção também para a compra de passagens de ônibus rodoviários no Brasil.

A empresa de tecnologia iniciou em fevereiro uma parceria com a companhia de linhas interestaduais Eucatur, do Paraná, e deve ainda neste mês disponibilizar a comercialização de viagens de outra viação, a Santo Anjo, também do Sul do País. Outras empresas estão em fase de assinatura de contrato e devem ser anunciadas em breve.

Na manhã desta quarta-feira, 04 de março de 2020, o Diário do Transporte conversou com o diretor da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite, e com o gerente da unidade de negócios de ônibus, Igor Soares, que explicaram que a plataforma passa a se tornar multimodal, ou seja, apresenta opções diferentes de deslocamento, incluindo o ônibus e não mais se restringindo a caronas.

Inicialmente, a parceria com as empresas de ônibus consiste em ser mais um canal de venda de passagens, mas futuramente, outros serviços podem ser incluídos, o que é uma demanda das próprias viações, segundo Ricardo Leite.

Para acessar a opção de viagem de ônibus, basta entrar no site ou no aplicativo BlaBlaCar como ocorre atualmente e digitar a origem e destino desejados.

Se já houver parceria com alguma empresa de ônibus que cobre o trecho, além das ofertas de carona, também vai aparecer a possibilidade de compra de passagem.

Na busca é possível selecionar o ícone para aparecerem as opções de viagem de ônibus ou carona, só carona ou só ônibus.

Ainda não é possível mesclar numa mesma viagem ônibus + carona ou vice e versa, o que tornaria a plataforma intermodal. Entretanto, isso já é vislumbrado pela BlaBlaCar para os próximos anos.

Diferentemente das caronas, cujo pagamento é só em dinheiro para o dono do carro, no caso dos ônibus, é possível pagar com cartão de crédito. É cobrada uma taxa de conveniência do passageiro, mas a BlaBlaCar, diz que o valor é menor que das outras plataformas virtuais.

O empresário de ônibus não paga nada para oferecer suas passagens na BlaBlaCar, mas se for realizada a venda, paga uma comissão de valor semelhante ao que é cobrado por sites e aplicativos de comercialização de bilhetes, diz a empresa.

A ferramenta também garante assumir custos de eventuais fraudes nas compras pelo cartão.

De acordo com Igor Soares, a possibilidade de as empresas de ônibus venderem suas passagens dentro do aplicativo que ainda é mais conhecido pelas caronas tem entusiasmado as viações consultadas e que, no caso da Eucatur, a companhia até o momento se mostrou satisfeita, inclusive com venda de passagem no primeiro dia de parceria, mesmo sem divulgação em massa do serviço.

Ricardo Leite disse que para os passageiros, a principal vantagem é poder escolher numa mesma plataforma diferentes formas de viajar. Para o empresário de ônibus, segundo Leite, além de ser mais um canal de venda, o aplicativo pode atingir um público que não tem o hábito de pesquisar passagens rodoviárias, mas que, dependendo dos preços, rotas e horários, o ônibus pode ser mais vantajoso que a carona.

“Essa forma de parceria traz muita oportunidade para agregar mais passageiros aos ônibus. Imagina uma pessoa que está disposta a pesquisar uma carona, entra no aplicativo e vê que o ônibus pode ser uma ótima alternativa para a sua viagem.” – explicou.

O executivo disse ainda que há muito espaço para crescimento de vendas de passagens de ônibus pela internet ou por aplicativo já que, segundo ele, ainda em torno de 80% dos passageiros dos rodoviários compram os bilhetes fisicamente.

Segundo a BlaBlaCar, no Brasil, em 2019, foram registradas pela ferramenta, em torno de oito milhões de viajantes e, neste ano, o crescimento deve ser de 100%, chegando a 16 milhões, o que ultrapassaria o volume de 15 milhões de passagens de ônibus vendidas anualmente, em média, de forma virtual.

A abertura do mercado rodoviário, como diretriz do Governo Federal, também traz oportunidades às viações no contexto da tecnologia, segundo Leite.

“Nossa visão sobre o mercado de ônibus de uma maneira geral no Brasil é otimista. Com a abertura de mercado, com o preço dinâmico (possibilidades de promoção de tarifas) e o BP-e (Bilhete de Passagem Eletrônico) já sendo lançado em muitas regiões do Brasil, acreditamos que o mercado de ônibus que vem nos últimos anos caindo ou andando de lado, vai voltar a crescer muito. E a venda on-line vai aumentar muito a participação neste total.” – declarou.

No Brasil, a empresa não tem a intenção de operar diretamente ônibus, a exemplo do que ocorre em parte da Europa.

A BlaBlaCar surgiu em 2006 na França e atualmente está 22 países, tendo um total de 90 milhões de pessoas cadastradas. No Brasil, a empesa atua desde 2015 e acumula cinco milhões de cadastros.

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