Programa Despoluir vai vistoriar todos os ônibus de Campina Grande na próxima semana

A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande passará, novamente, por vistoria do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, que visa a melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes, a partir desta segunda-feira (20). Até o dia 25/08, os técnicos do Despoluir, programa desenvolvido pela CNT e pela FETRONOR – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, em parceria com o SITRANS – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande.

O Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade. Durante toda esta semana, todos os 220 ônibus de Campina Grande. Pelos dados colhidos pelos técnicos do Despoluir na frota de Campina, em 2017, registrou-se um índice de 97% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Como funciona: uma unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) um Tacômetro (aparelho que mede a rotação e aceleração do motor) e um software que registra e mede as coletas, visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros, aferindo toda a Frota.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99) e 418.

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, em operação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, o programa conta com o apoio dos sindicatos SITRANS-CG e SETRANS-PB e SINTUR-JP.

Segue abaixo cronograma de atendimento às empresas de CG na data supracitada:

 

20-agosto SEGUNDA TRANSNACIONAL CG

NACIONAL,TRANSCG(TERM.DSM)

21-agosto TERÇA NACIONAL(TERM.CHICO MENDES

CABRAL

22-agosto QUARTA NACIONAL(TERM.STO.ANTONIO

NACIONAL(GARAGEM)

23-agosto QUINTA TRANSNACIONAL CG

SAO JOSE/TRANSPASSOS

24-agosto SEXTA SAO JOSE/TRANSPASSOS

CRUZEIRO

25-agosto SÁBADO ÁGUIA TURISMO (CG)

 

 

SERVIÇO:

Assessoria de Imprensa SITRANS

Para mais informações: Anchieta Bernardino 999843559

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *